Sistema de Comando Eletrônico da Máquina do Leme

Nova Linha LN-50 para comando de embarcações com propulsão convencional.

Novas tecnologias, integração, design, segurança e conforto.

Produzido de acordo com a necessidade de cada embarcação, temos a solução de comando completa do passadiço à casa do leme.


Timão

Timão

Equipamento robusto, prático e seguro de última geração que atua sobre o sistema hidráulico da máquina do leme, sem ligação mecânica entre a estação de comando e o leme.

Produzido com alto padrão de qualidade em inox, com partes móveis em polímeros auto-lubrificantes e módulos eletrônicos fundidos em resinas especiais.

Utilizado no comando manual proporcional (Follow-Up FU) para selecionar o ângulo desejado do leme.

Não existe esforço e o Timão possui um giro de ¾ de volta com batentes mecânicos e uma escala graduada.

Modelos com Hastes ou Volante.

Console do Passadiço

Console do Passadiço

Produzidos em aço inox, com Chaves de Comando, Sistema de Indicações e Alarmes, Controle de Luminosidade, Indicador de Ângulo do Leme e Alavanca de Comando NFU (Non Fallow-Up) de segurança, que opera diretamente sobre os solenóides da máquina do leme, independente de eletrônica ou qualquer outro comando.

Em seu interior estão os Módulos Eletrônicos, fusíveis, barramento e demais componentes do Sistema de comando.

Permite comando através do piloto automático ou comando remoto.

Console do Passadiço Duplo

Console do Passadiço Duplo

Utilizado para embarcações onde seja necessário comandar dois lemes de forma independente (sem ti-bar), com um Indicador de Ângulo do Leme para cada bordo mantendo os lemes sincronizados e paralelos.

Também aplicável para embarcações onde é necessário um sistema completo, com Indicação do Ângulo pré-selecionado pelo Timão, Indicador de Ângulo do Leme e demais itens.

Feedback

Feedback

Unidade em forma cilíndrica, com pontos para fixação em suporte, e haste de comando para ser acoplada à madre do leme por meio de outra haste formando um paralelogramo.

Em seu interior estão instalados os transmissores de posição para comando e indicação do ângulo do leme no Console do Passadiço.

Possui também chaves limitadoras de curso, para cortar a alimentação elétrica dos solenóides antes de haver esforço mecânico na máquina do leme.

Indicadores de Ângulo de Leme

Indicadores de Ângulo de Leme

A unidade indicadora é construída no padrão dimensional de painel de 144 x 144 mm.

O gabinete é injetado utilizando polímeros especiais com proteção anti-UV e antichama.

O painel frontal, escala e ponteiro são produzidos em policarbonato, possuindo retroiluminação com controle de intensidade luminosa (dimmer) através do Botão “Touch” também retroiluminado localizado no canto inferior direito do painel.

No interior estão o módulo eletrônico de controle e indicação, motor com relojoaria fina e componentes de precisão.

A tampa traseira de fechamento possui vedação e conectores padrão para fios de até 1,0mm².

Transmissor de Ângulo do Leme

Transmissor de Ângulo do Leme

Produzido em aço inoxidável, polímeros especiais autolubrificantes com tampa em alumínio com pintura epóxi, vedação e entrada para cabeamento por prensa-cabo. Construída com forma cilíndrica, possui base com furos oblongos de fixação, escala graduada de posição com ponteiro de indicação, em sua parte inferior está o eixo com braço móvel que deve ser acoplado ao tiller do leme formando um paralelogramo com o uso da haste de acoplamento ajustável com rótulas do sistema. 

Utilizado em conjunto com o Indicador quando deseja-se apenas visualizar o ângulo do leme sem controlá-lo.

Alavanca de Comando NFU (Non Follow-Up)

Alavanca de Comando NFU (Non Follow-Up)

Consta de um painel em inox, para instalação em console com uma alavanca, molas e micro chaves  com atuação direta sobre os solenóides da máquina do leme.

Transmissor de Sinal

Transmissor de Sinal

Transmissores de Sinais com saída analógica 4-20 mA.

Exemplo de configuração

Embarcação

Embarcação